Reconstrução mamária com o músculo grande dorsal

perguntas_frequentes1) O que é reconstrução mamária com o músculo grande dorsal?
A cirurgia consiste em rodar um retalho de músculo e pele das costas para reconstruir a mama do mesmo lado. Associada, na maioria das vezes, ao uso de uma prótese de silicone para dar volume e simetria com a outra mama.

2) As mamas ficarão iguais e com sensibilidade após a cirurgia?
A cirurgia vem sofrendo grande avanço na sua execução. Quando nos propomos a reconstruí-la, temos em mente empenharmos ao máximo para fazermos a semelhança da mama sadia. Às vezes, não é possível, porque a paciente possui alguma restrição técnica do retalho ou da mama sadia. A sensibilidade da mama reconstruída fica parcialmente comprometida.

3) Quem se submeteu à radioterapia e/ou quimioterapia poderá fazer reconstrução mamária?
Sim. O retalho do músculo grande dorsal poderá ser irradiado após a cirurgia (Reconstrução imediata) ou poderemos reconstruí-la em local onde a região foi previamente irradiada. A quimioterapia não traz nenhum problema para a reconstrução mamária. Fazemos apenas uma ressalva para que os dados hematimétricos (exames de sangue) estejam normais.

4) Que tipo de cicatriz eu terei com a técnica do músculo grande dorsal?
A cicatriz é nas costas do mesmo lado onde há a ausência da mama (mastectomia) e fica posicionada abaixo do osso da escápula onde tentaremos deixá-la debaixo da marca do soutien. O tamanho da cicatriz dependerá do tamanho do retalho para reconstruir a mama à semelhança da mama sadia. Quando transportamos o retalho para confecção da mama usamos a mesma cicatriz da mastectomia.

5) Como ficarão o mamilo e a aréola desta nova mama. Poderão ser reconstruídos?
Sim.Esperamos 03 meses após a reconstrução da mama para confecção da aréola e mamilo. A reconstrução aréolo mamilar poderá ser feita por tatuagem, por tecido do próprio corpo ou tecido da mama sadia. Esta decisão deverá ser tomada em conjunto com o seu médico o cirurgião.

6) Existe algum risco nesta cirurgia?
Raramente a cirurgia de reconstrução mamária do Grande Dorsal traz sérias complicações, desde que realizada dentro dos critérios técnicos e a paciente devidamente preparada. Nestas condições o risco é pequeno.

7) O pós-operatório é muito doloroso?
Não. É esperado dor leve a moderada controlada com analgésico de rotina. O que mais incomoda são os drenos que ficam em média por 03 dias.

8) Nesta cirurgia será utilizada a prótese de silicone?
Sim. A cirurgia com o retalho do Grande Dorsal não possui tecido suficiente para confeccionar uma mama igual a mama sadia. Desta forma, é usado, na maioria das vezes, uma prótese de silicone de forma e tamanho semelhante para tornar as mamas simétricas.

9) O que é retração capsular?
É uma cicatriz que envolve a prótese deformando e endurecendo a mama reconstruída. Certo percentual de casos poderá estar sujeito à tal retração. O seu tratamento envolve retirada da prótese e reintrodução de outra compatível a cada caso. A retração capsular nunca reflete imperícia do cirurgião, mas sim um comportamento do organismo das pacientes que a apresentam.

10) Quantos dias ficarei internada?
Aproximadamente de 03 a 05 dias. No pós-operatório imediato a paciente sai do bloco cirúrgico com dreno nas costas e na mama reconstruída.

11) Que tipo de anestesia é utilizada?
A anestesia de eleição é a geral.

12) Quanto tempo dura o ato cirúrgico?
Em média 04 horas.

13) Quando serão retirados os pontos?
Em torno  do 14° dia.