Estética Nasal – proporções e harmonia facial com a Rinoplastia

rinoplastia1Não grande demais, não muito pequeno, não largo demais, não muito fino, não muito arrebitado, não muito empinado. O nariz é um dos mais requisitados procedimentos cirúrgicos por uma razão óbvia – ele está localizado no centro da face.

A estética nasal tem grande importância nas proporções e na harmonia facial e o objetivo da cirurgia do nariz ou rinoplastia é o estabelecimento do equilíbrio facial e harmonia nos resultados.

De acordo com o cirurgião plástico, Dr. Vitor Eduardo de Menezes e Souza, a rinoplastia pode ser indicada para tratar uma queixa estética ou deformidade nasal secundaria a um trauma. “Muitas vezes, a cirurgia é associada a outros procedimentos nasais, como a correção do septo nasal e a turbinectomia, que é a retirada de parte dos cornetos nasais, a popular carne esponjosa, que costuma aumentar na presença de alergias, como a rinite”, detalha.

O princípio básico da rinoplastia é a obtenção de um nariz funcional, que permita a função respiratória normal, e que esteja dentro de um contexto estético coerente com o restante da face. “A decisão sobre a forma nasal vai depender de aspectos anatômicos próprios de cada paciente, associado ao senso estético do Cirurgião e a parâmetros de proporção facial”, explica.

Na pratica, nem tudo é desejado e atingível com a cirurgia. “É fundamental manter expectativas realistas quanto ao resultado de uma cirurgia plástica.”, afirma Dr. Vitor. A rinoplastia pode ser feita a partir dos 15 anos de idade, idade em que o desenvolvimento do facial do paciente já está concluído.

Geralmente a respiração melhora com a cirurgia.Dr. Vitor explica que a rinoplastia atual, denominada estruturada, tem como objetivo atingir mudanças estéticas naturais aliando uma boa proporção facial com a melhor respiração nasal possível.

De acordo com o Dr. Vitor, a cirurgia do nariz dura, em média, quatro horas. “A recuperação leva em torno de 10 dias. O resultado final é considerado após 12 a 18 meses de pós-operatório.

Logo após a operação, é necessário repouso relativo por sete dias. Dr. Vitor esclarece que nas primeiras 24 horas, o paciente fica com tamponamento nasal, depois, deve utilizar um modelador nasal externo e mantido por sete dias.

Fiz uma Rinoplastia e não gostei. O que fazer?

Dr. Vitor explica é necessário manter o acompanhamento com o cirurgião e aguardar o período de pelo menos 6 a 18 meses para avaliação do resultado final. “As mudanças anatômicas ocasionadas pela cirurgia nasal ocorrem lentamente. Se o paciente realmente não ficou satisfeito é necessário discutir com o médico a indicação de uma eventual revisão cirúrgica, sempre amparado por uma visão realista e sensata do resultado. “O resultado deve respeitar as proporções faciais e o senso estético racional”, finaliza. Quer saber mais sobre a Rinoplastia? Veja mais aqui e agende sua consulta!