Sol, verão e…cirurgia plástica

Nesta sexta-feira, dia 21 de dezembro, começa oficialmente o verão. E muita gente se pergunta, é possível fazer uma cirurgia plástica nesta época ou não é recomendado? A resposta é sim, é possível, mas é necessário tomar alguns cuidados para que os resultados sejamos esperados e não sejam comprometidos devido ao sol e calor.

O Centro de Cirurgia Plástica Geminus preparou uma lista de cuidados importantes para você fazer a sua cirurgia plástica no verão sem problemas. Confira estas dicas e faça sua cirurgia com segurança:

Proteção Solar

No pós-operatório, evite a exposição solar até que todos os hematomas sejam reabsorvidos, evitando assim pigmentações indesejáveis por hemossiderina. O uso de filtro solar com fps 60 em caso de exposição de regiões operadas tais como face, pescoço e colo é altamente recomendável, além do uso de bonés e chapéus em cirurgias da face. Ouso de clareadores leves a base de vitamina C também são ótimas opções.

Repouso

Não dá para operar o abdômen, por exemplo, e sair correndo para a academia com o intuito de malhar o bumbum, porque toda e qualquer cirurgia requer repouso. Quando se exercita a musculatura da perna e glúteo, a do abdômen contrai também para manter o equilíbrio. Pode romper pontos e vasos sanguíneos internos. Se a atividade for muito grande, certamente vai requerer uma reintervenção. E ninguém vai querer passar por isso por conta de um descuido com o repouso, né? O repouso é imprescindível, então nem adianta marcar a cirurgia para um mês antes da viagem, pois poderá perdê-la.

Hidratação

Nas cirurgias maiores, principalmente que envolvam a lipoaspiração, a desidratação é fator importante a ser prevenido. Neste caso é importante a ingestão hídrica diária superior a 3 litros nos primeiros dias, evitando assim a hipotensão, que pode ser potencializada pelo calor excessivo do verão.

Uso de Cinta e modeladores

Apesar do calor, é de extrema importância o uso da cinta, quando o procedimento exigir, para evitar inchaço excessivo e fibrose. No primeiro mês, o uso deve ser contínuo. Somente durante o banho e a fisioterapia ela não precisa ser utilizada. Depois disso,cada caso é avaliado individualmente.

Planejamento

 As cirurgias plásticas podem ser feitas em qualquer época do ano.No entanto, o melhor momento é aquele em que o paciente está motivado e tem tempo para se cuidar. Uma cirurgia plástica não é algo decidido de um dia para o outro. Além de o paciente precisar de tempo para analisar as condições da sua cirurgia e decidir qual será profissional que irá realizar o seu sonho, há uma série de exames pré-operatórios que devem ser feitos.

A vantagem do verão é a maior disponibilidade de agendas de médicos e equipe médica mais livre,portanto você acaba tendo mais opções de datas. Se você for submeter a alguma cirurgia plástica, é muito importante procurar médicos cirurgiões plásticos que sejam especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Muito além de pesquisar custos, é importante pesquisar também o tempo de profissão do médico nesta área e as instalações da clínica e das salas de procedimento. E tudo também vai depender do paciente: quanto mais ele seguir os cuidados indicados pelo seu cirurgião, mais rápida será a sua recuperação e melhores serão os resultados.

Deixe uma resposta