Cirurgia estética e homens – o tabu acabou

Cada vez mais presentes em clínicas e consultórios de cirurgia plástica, os homens deixaram de lado o preconceito de que vaidade é coisa de mulher. Ginecomastia (redução das mamas), otoplastia (correção das orelhas de abano), implantes capilares, rinoplastia (plástica no nariz) e lipoaspiração lideram a lista dos procedimentos mais procurados por eles.

De acordo com o médico cirurgião plástico Dr. Vitor Eduardo de Menezes e Souza, na última década, principalmente, mais homens começaram a investir mais em seu bem-estar e autoestima. “Percebo que esta mudança de hábito masculina foi impulsionada pela grande divulgação e popularização dos tratamentos cosméticos, bem como uma exposição maior da imagem promovida pelas redes sociais, que fazem com que a pessoa queira estar “bem na foto” nas redes”, explica Dr. Vitor.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), de acordo com a idade, os procedimentos estéticos mais procurados entre os homens são:

  • Infância até juventude – a otoplastia (correção das orelhas em abano) é mais comum
  • Na faixa de 20 a 30 anos – a procura fica entre a rinoplastia (plástica no nariz) e a ginecomastia (cirurgia para correção das mamas masculinas)
  • De 30 a 40 anos – lideram os implantes capilares, lipoaspiração, lipoescultura
  • De 40 a 50 anos – busca maior pelos implantes capilares
  • De 50 a 60 anos – a blefaroplastia (cirurgia nas pálpebras) é bastante requisitada
  • Acima de 60 anos – a principal preocupação são as rugas, aí a ritidoplastia (lifting facial ou tratamento cirúrgico das rugas do rosto) é mais procurada

Segundo Dr. Vitor, os procedimentos menos invasivos também estão sendo muito procurados, como a toxina botulínica e preenchedores. “O que o paciente precisa mesmo levar em consideração na hora de realizar qualquer tipo de procedimento invasivo ou não, é procurar médicos cirurgiões plásticos que sejam especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Muito além de pesquisar custos, é importante pesquisar também o tempo de profissão do médico nesta área e as instalações da clínica e das salas de procedimento.

Deixe uma resposta