Cirurgia Plástica e Ansiedade – preparar o lado emocional é essencial

A decisão de realizar uma cirurgia plástica nem sempre é tão tranquila – ela pode vir acompanhada de muita ansiedade, falta de informação e medo. Mesmo para quem é mais ansioso, há formas de sentir mais confortável diante de um procedimento.

De acordo com o médico cirurgião plástico Dr. Vitor Eduardo de Menezes e Souza, o primeiro passo para perder o medo de uma cirurgia plástica é procurar um profissional sério, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, experiente e com boas referências ou recomendado por amigos.

O segundo passo é entender a consulta médica como essencial para driblar os medos e ansiedades. “Na consulta, o paciente deve fazer todas as perguntas, mesmo aquelas que julgar serem bobas, pois tudo deve ficar bem claro e é importante sair da consulta seguro sobre a decisão”, explica.

A partir da consulta, é necessário entender que existem riscos em qualquer cirurgia, portanto, estar amparado por um bom médico, fazer os exames solicitados para ter certeza que a saúde está ok e cumprir à risca as orientações do médico e da equipe, contribuirão para que tudo corra bem antes, durante e depois de sua cirurgia plástica.

Mesmo com todo o preparo, pode ocorrer do paciente se sentir ansioso próximo do dia da cirurgia. “Se é a primeira cirurgia do paciente esta ansiedade é ainda maior, muitos ficam sem dormir e ficam bem nervosos antes, mas esta ansiedade não atrapalha em nada, é normal”, tranquiliza Dr. Vitor.

O cuidado principal de quem sofre de ansiedade é com o pós-operatório. O tempo de repouso é um importante aliado para que o resultado esperado seja alcançado, por isso é vital que seja seguido. “É muito importante não negligenciar o pós-operatório, é preciso respeitar o tempo de repouso estipulado, que varia de cirurgia para cirurgia e de paciente para paciente”, destaca o cirurgião plástico. Após a plástica o paciente não deve retomar os exercícios por conta própria, “é essencial o acompanhamento do cirurgião plástico e de um educador físico nesta decisão” — recomenda.

Dr. Vitor ressalta ainda que, para cada tipo de cirurgia, existe um tempo estimado para enxergar o resultado final. “É preciso entender que o resultado final não é imediato, e depende tanto da qualidade da cirurgia quanto dos cuidados pós-operatórios e da expectativa real do paciente, explica.

Se você for submeter a alguma cirurgia plástica, é muito importante procurar médicos cirurgiões plásticos que sejam especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Muito além de pesquisar custos, é importante pesquisar também o tempo de profissão do médico nesta área e as instalações da clínica e das salas de procedimento.

Deixe uma resposta