Qual o momento ideal para voltar a malhar após a cirurgia plástica?

Cirurgião plástico dá dicas para que os exercícios físicos sejam aliados da recuperação do paciente

Diversos procedimentos estéticos, por mais que sejam para manter o corpo em forma e perfeito, acabam privando as pessoas de irem à academia. O tempo de repouso é um importante aliado para que o resultado esperado seja alcançado, por isso é vital que seja seguido. Para ajudar quem pensa em fazer plástica e ainda não sabe quanto tempo vai precisar fazer o repouso, o médico cirurgião plástico Dr. Sérgio Eduardo de Menezes e Souza, do Centro de Cirurgia Plástica Geminus, esclarece as dúvidas sobre quando o paciente pode voltar a praticar suas atividades normalmente.

“É muito importante não negligenciar o pós-operatório, é preciso respeitar o tempo de repouso estipulado, que varia de cirurgia para cirurgia e de paciente para paciente”, destaca o cirurgião plástico. Após a plástica o paciente não deve retomar os exercícios por conta própria, “é essencial o acompanhamento do cirurgião plástico e de um educador físico nesta decisão” — ressalta.

Tempo médio para voltar a se exercitar

Prótese mamária

Um dos procedimentos mais procurados pelas mulheres, e até homens, exige repouso absoluto por algum tempo depois da prótese mamária. Além dos cuidados que o cirurgião solicita, as atividades ficam proibidas durante os primeiros 10 dias após a realização do procedimento. Segundo Dr. Sérgio, com aproximadamente 20 dias, as atividades podem começar a ser realizadas, mas atenção, apenas exercícios leves, como a caminhada. “Exercícios físicos que utilizem os braços de forma intensa só são permitidos após 60 dias. A paciente precisa aguardar este prazo para realizar exercícios de braço, como aqueles realizados nos aparelhos de musculação”, explica.

Lipoaspiração

Geralmente o paciente retorna ao trabalho depois de mais ou menos 10 dias. “Depois de avaliação do cirurgião o paciente pode ou não ser liberado para atividades físicas já depois de quatro semanas, ou seja, um mês, mesmo assim, com certo cuidado”, explica. O uso da cinta não é necessário durante os exercícios, mas ela deve ser colocada depois dos exercícios

Abdominoplastia

Os cuidados após a realização da plástica são de até um mês de repouso, sem nenhuma atividade física, mas ficando liberado para voltar às atividades do dia a dia, trabalho e outros, com atenção. Depois de cerca de um mês e meio as atividades mais intensas começam a ser liberadas, dependendo da recuperação de cada paciente”, explica o cirurgião. O repouso deve ser respeitado, porque ajuda no processo de cicatrização e recuperação, tornando-o menos dolorido e mais rápido. A liberação completa para as atividades, também de maior impacto são depois de cerca de três meses”, esclarece.

Cirurgia de Pálpebra

Por ser uma cirurgia menos invasiva, os cuidados com o repouso são menores, mas não menos importantes. Em até três dias o paciente já pode começar a ler. Quem usa lentes de contato, por exemplo, precisa esperar até duas semanas, para voltar a usar e mesmo assim só depois de liberação do médico”, explicou. “A volta às atividades rotineiras do dia a dia pode ser feita em cerca de 10 dias”, diz Dr. Sérgio.

Rinoplastia

Recomenda-se evitar atividades físicas durante 30 dias. Esportes de contato e modalidades com bola devem ser evitados por, pelo menos, dois meses, para que não ocorram acidentes que prejudiquem o resultado da cirurgia plástica. “Os ossos nasais levam cerca de seis semanas para cicatrizar, e o menor machucado pode mudar a forma do nariz, o que pode requerer uma nova cirurgia”,explica.

Deixe uma resposta