Ginecomastia: cirurgia plástica reduz mamas nos homens

O aumento de mamas nos homens é mais comum do que se imagina e pode ser solucionado por cirurgia plástica. A ginecomastia pode ocorrer em pessoas de todas as idades.

Em recém-nascidos, a causa mais comum costuma ser uma reação ao contato com o estrogênio da mãe durante a gestação. Nesses casos, a ginecomastia costuma se resolver rapidamente.

Em adolescentes, o problema costuma acontecer por volta dos 14 anos de idade e pode afetar tanto apenas uma quanto as duas mamas. Nesses casos, a ginecomastia se deve a um aumento tardio na quantidade de testosterona nos meninos em relação à quantidade de estrogênio que é bastante comum durante a puberdade.

Quando o problema afeta adultos mais velhos, ele pode estar diretamente relacionado à queda nos níveis de testosterona no organismo.

O aumento das mamas em homens pode ser extremamente constrangedor, especialmente para adolescentes. De acordo com o médico cirurgião plástico, Dr. Sérgio Eduardo de Menezes e Souza, a boa notícia é que existe tratamento para o problema. “Ele pode ser feito tanto por terapia hormonal, que bloqueia o efeito do estrogênio, como por meio de uma intervenção cirúrgica que reduz o tamanho da mama”, explica.

Em casos de lipomastia, a recomendação é de uma lipoaspiração comum. No caso do aumento do tecido glandular é necessário fazer a remoção de toda a glândula mamária. “Caso o cirurgião deixe algum resquício desse tecido, a glândula voltará a crescer”, explica Dr. Sérgio.

A incisão dependerá da quantidade de tecido a ser removido, mamas maiores precisarão também de uma remoção maior de pele, o que pode deixar cicatrizes maiores. Em geral, é feito um corte em formato de meia lua ao redor do mamilo, com a abertura virada para cima. “Ambas as cirurgias são feitas com anestesia local e sedação, com alta no mesmo dia e retorno ao trabalho em três dias”, explica o cirurgião plástico. Em casos mais raros é usada a cirurgia geral, neste caso, o tempo de internação deve ser maior (ao menos 24 horas).

E lembre-se: se você for submeter a alguma cirurgia plástica, é muito importante procurar médicos cirurgiões plásticos que sejam especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Muito além de pesquisar custos, é importante pesquisar também o tempo de profissão do médico nesta área e as instalações da clínica e das salas de procedimento.02

Deixe uma resposta