É hora de acabar com esses medos e informações “desencontradas” sobre bichectomia!

Em primeiro lugar: o que é a bichectomia?

Bichectomia é o nome dado à cirurgia plástica para redução as bochechas, procurando afinar o rosto, dando um perfil mais harmônico e atraente para quem tem as bochechas grandes ou volumosas. Na cirurgia é retirado o tecido que dá volume às bochechas, a chamada bola ou Gordura de Bichat. Daí vem o nome bichectomia!

A bichectomia é uma cirurgia plástica nova? Desde quando é feita?

Os primeiros relatos sobre a realização da cirurgia com finalidade estética são de 1980. Em 1989, o cirurgião plástico Mexicano Guerrero Santos publicou o principal artigo sobre o assunto, analisando pacientes que fizeram a bichectomia isolada ou com lipoaspiração associada. Ele chegou a conclusão que resultados mais consistentes podem ser obtidos com lipoaspiração associada. Desde então, diversos trabalhos foram publicados sobre o assunto.

Principais perguntas e respostas sobre bichectomia

Para quem está indicada a bichectomia? Quem pode fazer?

  • Rosto com volume aumentado mesmo perdendo peso (“emagreço, emagreço e as bochechas continuam grandes”).
  • Desejo de uma estética facial mais atraente
  • Insatisfação com volume muito grande das bochechas (“bochechas muito cheias”)
  • Baixa auto estima e insegurança com a aparência do rosto
  • “Traços” do rosto muito grosseiros e falta de harmonia no rosto
  • Rosto muito grande ao sorrir.

Qual parte do rosto a bichectomia pode melhorar?

A bichectomia diminui as bochechas e afina a parte inferior do rosto, definindo melhor as “maças do rosto”.

A retirada da gordura das bochechas, faz com que a parte inferior ou baixa do rosto, fique mais fina, delicada e retangular – características típicas de um rosto atraente.

A retirada da Bola de Bichat, causa o que as mulheres chamam de “efeito blush”, ou seja, as “maçãs do rosto” parecem mais proeminentes e rosto mais fino.

Resumindo: a cirurgia busca realçar e afinar o rosto deixando-o mais contornado!

Tenho as “maçãs do rosto” grandes ou já evidentes. A cirurgia de bichectomia é indicada para mim?

Muitos pacientes têm o interesse em fazer a cirurgia de bichectomia para diminuir as bochechas e afinar o rosto. Entretanto, para alguns é fundamental uma avaliação facial completa, para verificar, se a cirurgia poderá trazer os benefícios esperados.

Como é feita a cirurgia de bichectomia?

A cirurgia plástica que retira gordura das bochechas, é feita através de um pequeno corte na parte interna da boca (não há cicatrizes externas ou perceptíveis).

Através desse corte, é retirado o excesso da gordura de Bichat. A incisão é suturada com dois ou três pontos absorvíveis – não ha necessidade de retirada de pontos.

Quais famosas ou celebridades que já fizeram bichectomia?

Essa pergunta não poderia faltar nesse artigo, afinal de contas, muita gente ainda associa essa cirurgia plástica à pessoas famosas e celebridades, que teriam feito a intervenção.

Esses são alguns exemplos de celebridades conhecidas por terem feito bichectomia: Victoria Beckham, Kim Kardashian, Angelina Jolie e Megan Fox, Madona. .

Onde fica a cicatriz ou corte após a redução das bochechas?

O corte ou cicatriz fica dentro da boca, bem na parte superior das bochechas, perto dos dentes molares superiores. A cicatriz não é perceptível externamente.

Você já ouviu o MITO que a bichectomia envelhece?

Então…

Isso não é verdade!

A diminuição das bochechas é feita há muito tempo como procedimento acessório às cirurgias de lifting e rejuvenescimento facial.

Logo, a bichectomia pode rejuvenescer bastante o rosto em pacientes com muito excesso de papada ou bochechas.

Qual a anestesia para bichectomia?

O procedimento pode ser feito com anestesia local simples, anestesia local com sedação ou anestesia geral. A escolha do melhor tipo de anestesia para realizar bichectomia dependerá das condições de cada paciente.

O mais importante é que a anestesia e a cirurgia sejam feitas dentro das melhores condições de segurança possíveis – prefiro sempre fazer as minhas cirurgias plásticas em hospitais.

A cirurgia de bichectomia dói? Como é o pós-operatório de bichectomia?

A redução das bochechas não é um procedimento dolorido.

O maior desconforto no pós operatório é causado pelo inchaço que ocorre após a cirurgia. Esse edema, costuma ser semelhante ao que ocorre com a retirada de dentes (siso principalmente) e começa a diminuir após 48 horas.

Quando não há associação com outras cirurgias (lipo do pescoço por exemplo), não há nem necessidade de curativos, pois os pontos ficam dentro da boca.

Como é a recuperação após a bichectomia? Quanto tempo de recuperação?

Nos primeiros 3 dias há bastante inchaço e algumas áreas podem ficar roxas.

Após 4-7 dias geralmente, atividade sociais e trabalho podem ser plenamente retomados, desde que não exijam esforço físico.

Atividades aeróbicas leves são liberadas após duas semanas e academia entre 3 e 4 semanas.

Quais os cuidados no pós-operatório da bichectomia?

  • Os principais cuidados pós-operatórios são:
  • Evitar sol nas primeiras 4 semanas ou enquanto houverem áreas roxas
  • Compressas geladas nos primeiros 3 dias
  • Dieta liquida e pastosa nas primeiras 48 horas

Quando posso voltar a fazer exercício ou academia após a bichectomia?

  • Atividade físicas leves como caminhadas podem ser retomadas após duas semanas.
  • Academia, exercícios de contato, ou mais intensos, são liberados após 3-4 semanas de acordo com a evolução de cada paciente.

Em quanto tempo posso notar o resultado após a bichectomia?

O resultado começa a ser notado após 2 semanas.

Durante esse período, o resultado é pouco percebido em função do inchaço. Após esse período, o rosto já começa a afinar e ficar mais definido, a partir daí os benefícios passam a ser evidentes.

O resultado final só pode ser avaliado após 6 meses da cirurgia.

Bola de Bichat ou Corpo Adiposo Bucal (Buccal Fat Pad, em inglês) é uma estrutura gordurosa presente na face, na região da bochecha.

  • Quando aumentada, essa gordura pode alterar o formato do rosto, deixando-o arredondado.
  • A cirurgia para retirar o excesso da Bola de Bichat é chamada de Bichectomia e pode ser feita com anestesia local, com ou sem sedação. A incisão é por dentro da boca, sem cicatrizes aparentes, e o procedimento dura em torno de 40 minutos.
  • Trata-se de uma técnica descrita em 1980, já consolidada mundialmente no meio científico, mas pouco difundida aqui no Brasil.

Se você for submeter a alguma cirurgia plástica, é muito importante procurar médicos cirurgiões plásticos que sejam especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Muito além de pesquisar custos, é importante pesquisar também o tempo de profissão do médico nesta área e as instalações da clínica e das salas de procedimento.

Deixe uma resposta