Você sabe o que é Ninfoplastia? Tudo sobre a cirurgia íntima

ninfoplastiaO aumento de tamanho dos pequenos lábios vaginais é uma alteração bastante comum e pode causar desconforto. As causas podem ser congênitas ou adquiridas. O desconforto ocasionado pode ser de ordem estética, funcional e/ou emocional.

Muitas mulheres deixam de ter uma vida sexual plena por não se sentirem à vontade com a aparência de sua região genital. Algumas mulheres deixam de usar calças justas, biquínis e roupas de ginástica em virtude do constrangimento que experimentam.

A alteração anatômica também pode ocasionar maior probabilidade de infecções vaginais.

Avaliação e Planejamento Cirúrgico

A avaliação permite caracterizar em que proporções os pequenos lábios vaginais estão aumentados. O planejamento cirúrgico visa retiradas segmentares das porções aumentadas dos pequenos lábios através de técnicas específicas. A associação de tratamentos pode ser necessária com correção de aumento de volume dos grandes lábios, assim como de monte de vênus e, ainda, do excesso de pele na região pubiana que causa queda de toda a região genital.

Anestesia

Anestesia local com sedação ou simplesmente local para procedimento de ressecção dos pequenos lábios isoladamente.

Pós-Operatório

O mais importante neste tipo de cirurgia é manter repouso e fazer a higiene adequada da região genital. A colocação de gelo nas primeiras 24-48 horas ajuda na diminuição do edema. Os pontos, geralmente, são absorvíveis e não necessitam ser retirados. O edema (inchaço) e as equimoses (roxidão) podem persistir por 10 a 20 dias. Após a alta, a paciente deverá manter repouso relativo e evitar relação sexual por cerca de 20 a 30 dias.

Cicatrizes

As cicatrizes são colocados nas dobras de pele e sulcos da vagina. A mucosa vaginal proporciona cicatrizes praticamente imperceptíveis.

Recuperação e Resultados

O edema e as equimoses podem persistir por cerca de 20 a 30 dias. O controle da dor pós-operatória é realizada com anti-inflamatórios e analgésicos, sendo bem tolerada pelas pacientes. O resultado definitivo só será efetivamente observado no período de 6 meses a um ano.

Importante:

A avaliação do paciente em consultório é fundamental para o diagnóstico correto e a indicação do plano de tratamento adequado.