Cirurgia plástica: uma questão estética e de bem-estar com o corpo

cirurgia plástica é considerada um dos procedimentos mais almejados pelas mulheres e também pelos homens. É o significado da busca do equilíbrio e bem-estar com o corpo. Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, a cirurgia plástica não é tão moderna. Ainda hoje executam-se técnicas que já eram realizadas muito tempo antes de Cristo, na Índia, pelo cirurgião Susruta Samhita. Entretanto como especialidade médica é muito mais recente porque, como todos os ramos da cirurgia, só após o advento da anestesia, e, mais precisamente, após a segunda guerra mundial quando muitos avanços foram feitos, como a descoberta dos antibióticos, passou a ser possível a realização de cirurgias mais longas com segurança e sem o risco de infecções.

Cirurgia reparadora X Cirurgia estética?

De acordo com o cirurgião plástico, Dr. Vítor Eduardo de Menezes e Souza, é impossível separar o objetivo estético da cirurgias reparadoras e o objetivo reparador das cirurgias consideradas estéticas. “Nós, cirurgiões plásticos, temos a preocupação estética na reparação de um problema e também temos uma preocupação de reparar defeitos em uma cirurgia estética. Por isso a formação completa de um cirurgião plástico exige a residência de dois anos em cirurgia geral e posteriormente mais três anos em cirurgia plástica”, explica Dr. Vitor.

A busca por um equilíbrio com o meio em que se vive é o objetivo de todo ser humano. Na sociedade moderna, a cirurgia plástica é uma das maneiras de se atingir o completo bem-estar, desde que questões essenciais e existenciais estejam devidamente resolvidas, fato este que a torna mais procurada hoje em dia. Além da saúde, a cirurgia plástica é uma questão de estética. “Todo paciente quer um nariz bonito, mas nem sempre lembram que a sua função é ajudar na respiração. Ou seja, não existe cirurgia plástica somente estética, a beleza e a função são inseparáveis”, diz.

A maior procura por cirurgias estéticas, de acordo com o especialista, é a implantação da prótese de silicone, que recentemente ultrapassou a lipoaspiração. “Outros procedimentos com grande procura também são prótese de mama, rinoplastia (reparação no nariz) e face lifting (retirada do excesso de pele da face). Nas pacientes que já foram mães é muito comum realizarem abdominoplastia e mamoplastia. A procura pelos homens também aumentou muito e os procedimentos mais realizados são a rinoplastiaotoplastia (correção da orelha de abano) e a lipoaspiração“, lembra. Você gostaria de saber mais sobre Cirurgias Plásticas? Clique em Cirurgias e Tratamentos.

 

Deixe uma resposta